Receba de graça todas as novidades do blog!

digite seu endereço de email:

Delivered by FeedBurner

algorítmo e lógica de programação


Programação

Lógica de programação- na filosofia, a lógica (do grego logos), que significa razão lógica ou princípio lógico é uma ciência de índole matemática fortemente ligada à filosofia.
Lógica de programação é a técnica de desenvolver algorítmos (sequências lógicas para atingir determinados objetivos dentro de certas regras baseadas na lógica matemática e em outras teorias básicas da ciência de computação e que depois são adoptados para linguagem de programação utilizada pelo programador para controlar seu software.

Algorítmo- é a descrição de um padrão de comportamento expresso em termos de repercutório bem definido e finito de ações primitivas que podem ser executadas.
"Programar é construir algoritmos""Programa=algorítmos+estrutura de dados"No processo de construção de algoritmos de programas a formulação de algoritmos e a definição de estrutura de dados estão intimamente ligados.


Exemplo de um algoritmo para fazer chá:




"Pegue a chalera na cozinha";
" traga a água numa garrafa";
"Coloque a água na chalera";
Enquanto" a quantidade de água é suficiente para o número de pessoas " coloque;
"Acenda o fogão"
"Coloque a chalera no fogão";
Se" a chalera estiver fervendo desligue o fogão";
Senão"deixe até ferver";
Fim



Apesar de muito simples, algumas observações importantes podem ser observados nesse algoritmo:

  • O tempo verbal está na forma imperativa("traga","coloque","acenda","desligue ",etc.;
  • Há um sequenciamento de ações que estão separadas por um ponto e vírgula;
  • A quantidade de água para colocar varia; a ação de "colocar água na chalera" repete-se até que a condição de parada( ser suficiente para o número de pessoas que tomarão chá) seja alcançado;


Exemplo de algoritmos conhecidos:

  • Qual é o algoritmo que você descreve para escovar os dentes?
  • Qual é o algoritmo que voçê descreve para ir ao trabalho?



Conceitos básicos da programação de computadores:




Computador - é uma máquina capaz de seguir uma espécie de algoritmo chamado programa que está escrita em linguagem de máquina.


Linguagem de máquina -internamente, o computador executa um série de instruções que ficam armazenadas na sua memória principal em código binário, ou seja, em zeros (0) e uns (1), que são os dígitos binários ou bits.






Linguagem de alto nível -para escrever os programas de computador, os programadores utilizam linguagems mais próximas da linguagem humana, que são chamadas linguagens de alto nível ou simplesmente linguagems de programação.




Linguagem de montagem ou Assembly: há programas que precisam interferir directamente no hardware da máquina para permitir a execução de funções específicas, como as oferecidas por sistemas operacionais. Por exemplo, nesse caso os programadores utilizam as linguagens de montagem ou Assembly que estão muito próxima das linguagem de máquina e mais distantes das linguagens de programação, sendo, chamadas linguagens de baixo nível.


Linguagens de programação:

"Uma linguagem de programação é uma linguagem utilizada por uma pessoa para expressar um processo através do qual o comprador possa resolver um problema".
Pessoas que possuem uma compreensão limitada da linguagem natural tendem a continuar a usar a mesma linguagem de programação mesmo que esta esteja em desuso. A aprendizagem contínua é fundamental. É necessário que os programadores conheçam os fundamentos das linguagens de programação para que possam ler, entender, aprender com os manuais e lívros técnicos das novas linguagens eos novos paradigmas que venham surgir.


Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »